Os processos sociais são responsáveis pelo desenvolvimento da personalidade individual das pessoas, para se relacionarem com a sociedade, permitindo compreender o conceito de processo, reconhecer a necessidade do convívio em grupo, observar as possíveis conseqüências psicológicas de isolamento tanto individual como em grupo, distinguir as diferentes formas de processo social como:
Contato social, primeiros passos para qualquer associação humana, pois a convivência humana pressupõe uma variedade de formas e contato. É à base da vida social e subdividem-se em contatos diretos formado pelo olho no olho, contatos indiretos constituídos pelos meios de comunicação, contatos voluntários são derivados da vontade própria, contatos com o passado têm por finalidade nos transmitir os fatos históricos entre outros vários.
Cooperação, não pode haver sistema social sem um mínimo de cooperação. Muitas vezes não há clareza dos processos sociais cooperativos, é a forma de interação nas quais diferentes pessoas trabalham juntas para um mesmo fim. Existem várias formas de cooperação, a temporária, é quando os indivíduos se reúnem para realizar uma tarefa por um determinado período, também existe a colaboração contínua onde todos necessitam de cooperação em período constante. Cooperação direta, os indivíduos ou grupos realizam em conjunto coisas semelhantes, como trabalhos associados, trabalhos em mutirão. E por última, cooperação indireta, é a realização de trabalhos diferentes.
Competição ocorre quando vários indivíduos buscam alcançar um objetivo que pode ser alcançado por todos ou pela grande maioria. Para Hamilton existe competição quando a necessidade é ilimitada e os recursos são escassos. Como exemplo surge uma vaga para um cargo de diretoria, os profissionais que lutam por tal irão suplantar seus amigos perfeitamente conhecidos.
Conflito geralmente ocorre quando indivíduos, grupos ou categorias sociais tem interesses ou objetivos incompatíveis entre si, e partir daí ao contrário da competição surge a hostilidade, pois, cada individuo busca uma solução que exclui a do adversário, no popular seria partir para o pessoal. Como exemplo de conflito, a rivalidade, guerras, discussão entre outras.
A adaptação de maneira ampla significa o ajustamento biológico do ser humano ao espaço físico em que vive. Certo grau de adesão e conformidade às normas estabelecidas, que varia com a margem de liberdade, e de autonomia que o meio social permite ao indivíduo. E divide-se em biológico e psimotor, nível efetivo que é a modificação quanto aos sentimentos das pessoas, o último nível é a respeito das habilidades intelectuais que determina a que grupo as pessoas pertencem.
Acomodação é o processo social em que o indivíduo, grupos ou categorias em interação não compartilham metas, crenças, atitudes e padrões de comportamento, mas convivem pacificamente. Divide-se em coerção que é o uso da força, compromisso e concessões mútuas. Na arbitragem, a acomodação é obtida através de um terceiro, a tolerância é uma forma usada como acomodação e a conciliação que envolve a diminuição da hostilidade.
Assimilação é através desta que indivíduos, grupos ou categorias de culturas diferentes permutam os seus respectivos acervos culturais. Implica transformações internas nos indivíduos. Através da linguagem clara e semelhante colabora para assimilação, a ausência de caracteres físicos. Também no nível de nação podem-se citar números de indivíduos em uma mesma localização.
Isolamento é a falta de contato onde comunicação entre grupos ou indivíduos, dependendo do grau de isolamento pode-se chegar à loucura. Quanto em nível de grupo produz costumes sedimentares, cristalizados que praticamente não se alteram. No atual mundo globalizado difícil o grupo ou individuo que se mantêm em isolamento total.
Para Park e Burgess existem quatro tipos de isolamento que são eles: espacial ou estrutural referente aos fatores geofísicos, isolamento físico como exemplo um preso ou voluntário como os eremitas. Isolamento estrutural que é constituído pelas diferenças biológicas, tais como sexo, raça e idade. Também existe o isolamento psíquico que é baseado na própria personalidade, pois, todos os indivíduos constituem a mesma sociedade, mas buscamos experiências diferentes. E por último o isolamento habitudinal diz-se respeito à separação ocasionada pela diferença de hábitos, costumes, usos etc.
domingo, 25 de maio de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário