Segundo estatísticas dos órgãos competentes, a maioria das empresas que foram formalmente criadas no Brasil tem em média uma vida ativa muito curta, mas se as maiorias desses novos empresários formulassem pesquisa de marketing que é a elaboração, a coleta, análise e formulação de relatórios específicos sobre determinada situação de marketing, talvez tais estatísticas apresentassem outros números.
Tal processo tem cinco etapas a primeira você define o problema, as alternativas, e os objetivos de tal pesquisa, após isso se desenvolve um plano de pesquisa, que deve conter fonte de dados, abordagem de pesquisa, levantamentos, os instrumentos de pesquisa, tamanho de amostra etc. Em terceiro lugar realiza-se a coleta de dados, após cria-se uma tabela de freqüência para se analisar as informações, apresentando os resultados, para a tomada de decisão.
Mas a decisão necessita de um bom senso, certa vez um bem-sucedido executivo de pesquisa relacionado a marketing, chegou a conclusão que Guerra nas Estrelas (Star Wars) não seria um bom investimento. Sendo que somente um dos Filmes rendeu 122 milhões de reais. Mas existe o outro lado da moeda, de um lado tal pesquisa ajuda aos empresários a investir seu capital corretamente de outro transforma os indivíduos em meros clientes. Análise a seguinte trajetória segundo a História, por volta de séc. VI antes de Cristo as pessoas eram considerados cidadãos da Grécia, na Idade Média se transformaram em crentes, na Revolução Industrial em proletariado, e no séc. XXI o marketing transformou todos os indivíduos em clientes em potencial, independente da idade, da cor, raça ou qualquer outra classificação possível. Para tal sociedade o indivíduo só tem valor caso possua determinado poder de compra
quarta-feira, 21 de maio de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário