Segundo Alris executivo da HSM Management, no mercado empresarial da atualidade as organizações de sucesso são as número 1 ou a número 2 na mente de consumidores. Para os futuros gerentes mercadológicos cabe identificar a oportunidade para sua organização e colocar tal pretensão no Planejamento Estratégico da empresa, mas como se tornar número um no mercado atual, dominado por grandes organizações munidas de grandes capitais, com fatias enormes do mercado, e ainda a capacidade de copiar e aperfeiçoar o produto para Alris, uma das soluções é você criar uma nova categoria, seguindo sua linha de raciocínio a primeira pessoa a realizar algo os indivíduos os têm guardados na memória, a segunda dependo o grupo em que se encontra também é lembrado, mas do terceiro em diante dificilmente seu nome será lembrado.
A grande dificuldade para ser o número 1, ou para criar uma nova categoria ou diferenciar-se dos demais concorrentes está talvez em uma característica essencial para os administradores, algo chamado criatividade que equivale a ousar chegar onde ninguém nunca esteve ou teve coragem de buscar. Todas as pessoas possuem criatividade, visto que algumas desenvolvem mais do que outras, simplesmente porque praticam a arte da criação, ou seja, são pessoas que buscam ser inovadoras trazendo projetos novos pra sociedade com o objetivo de torná-los concretos, de sucesso e uso social, além de solucionadores de problemas.
Geralmente as pessoas criativas têm uma curiosidade aguçada e investigam tudo com questionamentos detalhados e pertinentes, são rápidas no raciocínio e superam problemas enxergando-os como uma oportunidade de expressar uma solução criativa e original; são persistentes, estão sempre dispostas a aprender e retirar idéias do ambiente onde estão inseridas, sem se preocupar com preconceitos e limitações, são flexíveis e otimistas.
Pessoas criativas têm forte poder de síntese, mas sem perder a visão do todo, são persistentes e tem uma incrível capacidade de aprender sempre e absorver experiências vividas pelas outras pessoas.
Do ponto de vista psicológico “é a ocorrência do que não é comum ou usual, mas que é apropriado, que é prático e capaz de ser aplicado e operacionalizado.” (AGUIAR, 1992, p. 275).
Sob uma ótica organizacional, é a obtenção de novos arranjos de idéias e conceitos já existentes, formando novas estratégias ou estruturas que resolvam um problema de forma incomum. A criatividade em si não é tangível, mas seus efeitos dentro de uma organização o são, pois é perfeitamente possível mensurar seus reflexos nos resultados de uma empresa.
Atualmente todas as organizações sofrem com a concorrência, que ataca pontos determinantes no mercado. Para sobreviver neste ambiente competitivo às empresas viram-se obrigadas a buscar algo a mais do que apenas boa estrutura física ou equipamentos modernos. As companhias necessitam de equipes de profissionais qualificados e comprometidos, que se tornem guerreiros significativos na posição de mercado, através de táticas decisivas. A busca por pessoas que reúnam competências técnicas e comportamento diferenciado da massa.
É ainda através da criatividade que as empresas saem de momentos de crise. A situação motiva a criar estratégias de ação e soluções para diversos problemas, o que a torna mais competitiva e criativa. Assim, a crise não deixa de ser um estímulo à criatividade dos profissionais.
Buscando a essência do negócio nas teorias e nos livros técnicos das variáveis formas de negócios, todo e qualquer indivíduo tem a capacidade de se tornar um grande empreendedor, pode-se ser o número em segmentos como exemplo de pequenas e médias empresas, talvez não seja necessário sonhar com a posição da Coca-Cola, mas pode ser a empresa número em consultoria empresarial na cidade em que se localiza, ou criar uma categoria de pequena metalúrgica que tenha qualidade acima de tudo, independente do tamanho de seu negócio, o melhor a fazer é ser o número 1 ou número 2 na mente das pessoas (Alris CEO da HSM Management).
quarta-feira, 21 de maio de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário