
Deve-se tomar cuidado para não confundir segmento de mercado com um setor de mercado, por exemplo, uma empresa automobilística pretende focar como segmento os jovens de classe média, mas esses jovens diferem quando a custo, potência etc. logo ela está focando um setor. O conceito de segmento de mercado refere-se a um grupo de consumidores que são semelhantes com base em alguma(s) característica(s).
Os profissionais de marketing não criam um segmento sua tarefa é identificá-los e decidir em quais investirem. Existem diversas maneiras para identificar um segmento, uma delas é a partir das preferências que dividem-se em três:
1.1.1- Preferências homogêneas, todos os consumidores têm praticamente a mesma preferência. O mercado não mostra nenhum segmento natural.
1.1.2- Preferências difusas, todos os consumidores possuem preferências variadas, a primeira empresa a entrar no mercado deve tomar uma posição central, para procurar atender o máximo de clientes com um significativo nível de satisfação, a segunda pode concorrer diretamente com a primeira ou atender a parte especifica do mercado em uma das extremidades desses clientes dispersos.Preferências conglomeradas - o mercado pode revelar um banco de preferências distintas chamadas de segmentos naturais, a primeira empresa a entrar no mercado pode optar por desenvolver várias marcas, ou atender a um grupo especifico.
Nenhum comentário:
Postar um comentário