Na cultura contemporânea o estudo dos custos é de suma importância no planejamento empresarial, pois, influência diretamente no processo de decisões sobre qual será o curso a ser tomado para o futuro promissor das organizações, as quais exercem suas atividades segundo Souza e Clemente, em um complexo entremeado de variáveis, através dos quais, produtos, recursos, clientes, ambiente político e econômico, cultura organizacional entre outras constituem os chamados Stackeholders internos e Stackeholders externos, os quais na maioria das vezes definem a vantagem competitiva. Um exemplo real foi o lobby das montadoras de automóveis realizado junto ao governo para retirada do Imposto sobre Produto Industrializado (IPI).
O planejamento empresarial gera determinados custos, que segundo Bruni e Famá (2003), podem ser definidos como medidas monetárias dos sacrifícios com os quais uma organização tem que arcar a fim de atingir seus objetivos, o planejamento estratégico deve ser retroalimentado continuamente para não sofrer uma erosão da vantagem competitiva, já que tal erosão é um processo natural e é preciso evitá-la, diz Alfred DuPont.
Para Porter (2001) o mercado contemporâneo divide-se entre diversos segmentos, tais como, liderança no segmento, baixo custo, diferenciação de produtos ou nicho de mercado. A visão dos gestores é a grande responsável pelo posicionamento da organização no mercado, que consiste em um grande grupo de consumidores dos mais variados gostos e condições financeiras.Para Ansoff (1991), o sucesso das organizações advém da capacidade de seus gestores no processo da transformação de recursos em diferenciais competitivos, nos tempos contemporâneos os clientes se encontram cada vez mais exigentes, logo, oferecer a eles somente custo baixo não será o necessário para sua fidelização junto ao produto oferecido, as organizações devem agregar outros valores junto ao seu produto, valores esses que deverão ter seus custos baixos conforme as condições que a empresa detém, vale lembrar que é preciso gerar receitas ao menor custo possível para aumentar a satisfação dos investidores.
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